terça-feira, 17 de novembro de 2009

Workshop: Escola Classica Egipcia e Baladi


Denise Carvalho dançou paras nós no espectáculo "Sussuros Orientais", um Baladi de Hossam Ramzy: um deleite para quem percebe desta arte; Cheia de classe e com uma execução tecnica fantástica.
Agora voltará a Coimbra no inicio do proximo ano, no dia 30 e 31 de Janeiro para ministrar dois workshops imperdíveis:

Inscreve-te já!



Escola Clássica Egípcia I e II

30 Jan

10h30m às 13h e das 14h30m às 17h

O objectivo de um workshop desta natureza é dar as ferramentas que possibilitem as alunas de ter a capacidade de dançar uma peça musical por si só, de forma criativa e coerente. A bailarina deve ser o 3D de tudo o que está a ouvir (Hossam Ramzy), sendo o instrumento visual de uma orquestra. Deve retratar ritmo, melodia, acentuações e todas as nuances musicais dentro da música. A improvisação e a criatividade vem do conhecimento técnico e musical que cada bailarina tem.
- O que é a Dança Oriental e o nascimento da “Escola Clássica Egípcia”
- Enquadramento teórico com visualização audiovisual da Idade de Ouro da Dança: Naima Akef, Samia Gamal, Tahia Carioca,…
- Como “Dançar a música”: o entendimento musical (alguns dos ritmos mais usuais em Dança Oriental; a melodia – pergunta e resposta; Orquestra versus instrumentos solistas; como DANÇAR cada secção melodia; tacsim)
- Exercícios de interpretação melódica (onde são abordados os principais instrumentos solistas)
- Exercícios de compreensão e precisão rítmica
- Será incluída a aprendizagem de uma pequena coreografia para sedimentar tudo o que foi apreendido.
Dançar e improvisar é uma arte, tal como, por exemplo, a arte cozinhar: depois de aprendermos muito bem a fazer uma receita podemos arriscar e inventar pratos por nós próprias

Baladi I e II


31 Jan

10h30m às 13h e das 14h30m às 17h

O Baladi é uma das manifestações mais emotivas dentro da Dança Oriental. É uma dança improvisada solista, de cariz popular, requer uma indumentária diferente e é bastante recente dentro das salas de espectáculos. Exige um conhecimento específico de tacsim awwady (improvisação, canto livre, nostálgico e não rítmico) de um dos grandes instrumentos solistas dentro da Dança Oriental: o acordeão (e, recentemente, saxofone, teclado,…)
- O que significa e o que é um Baladi – enquadramento teórico e técnico, Thoub (peça de roupa utilizada pelas raparigas baladi)
- Estrutura específica deste género musical e divisão nas suas três secções, explicando cada uma delas e como devem ser abordadas/ dançadas à luz do seu contexto
- Dança improvisada solista, e suas diferenças com Raqs Sharqi
- O desenvolvimento rítmico, pergunta e resposta com percussão e importância das acentuações (Me-Attaa – partir em pequenos pedaços a música e o ritmo, H. Ramzy); aceleramento rítmico (dança popular, fallahin e a importância do Tet)
- Dança acompanhada final (como se vê pelo desenrolar do workshop, o Baladi é sempre improvisado e solista).


Investimento:
Até 15 de Janeiro

1 workshop: 40 euros
2 workshops: 70 euros

Mais informações: petrapinto@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário